Scroll Top

Curiosidades Franquias

Primeira Franquia do McDonald’s Ainda Funciona?

Você já se perguntou sobre a primeira franquia do McDonald’s? Pois bem, neste artigo vamos falar sobre ela, a franquia números 1 da maior rede de fast food do planeta.

Atendendo a cerca de 70 milhões de clientes por dia, a McDonald’s Corporation é, atualmente, a maior rede de fast fofood do mundo e está presente em 119 países.

A história da empresa mais bem sucedida do planeta começou em 1937, quando os irmãos norte-americanos Dick e Mac McDonald abriram a primeira barraca de hot dog na Califórnia.

Apenas 3 anos depois a dupla já estava abrindo o primeiro restaurante da marca, que viria a se tornar uma franqueadora em 1953.

A Primeira Franquia

A primeira franquia do McDonald’s foi aberta por Neil Fox, um executivo da Ocidental Petroleum, em Phoenix, no Arizona, por apenas mil dólares. O restaurante ficou mundialmente conhecido por ter sido o primeiro a apresentar o design do famoso Arco de Ouro, criado pelo arquiteto Stanley Clark Meston e seu assistente, que representa a identidade visual da marca até hoje.

Primeira Franquia do McDonald's

Em 1994, o restaurante chegou a ser fechado devido à baixa nas vendas, porém foi restaurado em 1996 pela McDonald’s Corporation e até hoje pode ser visitado.

Quer saber mais sobre a primeira franquia do McDonald’s? Confira nesse artigo todas as informações que temos para você! Veja abaixo:

A primeira franquia do McDonald’s ainda funciona?

Não, a primeira franquia da rede de fast food mais famosa do mundo, que foi comprada por Neil Fox, não está em funcionamento atualmente.

Dessa forma, a unidade franqueada mais antiga da história da marca e que funciona até hoje é a que também foi aberta em 1953 (mesmo ano em que Fox abriu a primeira unidade), em Downey, na Califórnia.

O restaurante fica na esquina da Lakewood com a Florence Avenue e, todos os anos, é muito visitada pelos amantes dos lanches do McDonald’s.

Mc Donald’s e Ray Kroc

Em 1954, quando o McDonald’s contava com apenas 4 restaurantes franqueados, o vendedor de máquinas para milkshake, Ray Kroc, se apaixonou pela rede de fast food quando estava em uma visita comercial e propôs aos irmãos McDonald que eles vendessem mais franquias da marca também em outras localizações, haja vista que até a época só haviam unidades do restaurante nos estados da Califórnia e do Arizona.

Foi a partir desse ano, portanto, que a história do McDonald’s mudou para sempre. Kroc abriu a primeira franquia da rede de fast food fora da Califórnia e do Arizona em 1955, quando instalou uma filial do restaurante em Des Plaines, no estado de Illinois.

Naquela época, a unidade administrada pelo empresário contava com um cardápio simples, no qual havia apenas batata frita, cheeseburger, hambúrguer, refrigerantes, milkshakes e café.

Em 1956, Kroc já havia aberto mais 20 unidades do McDonald’s e, em 1958, já tinha vendido mais de 100 milhões de hambúrgueres. No começo da década de 1960, o empresário comprou a parte dos irmãos McDonald’s e tornou-se o dono da rede de fast food.

Graças a esse acontecimento, Kroc hoje é considerado o fundador da marca e, nos textos divulgados pelo McDonald’s, é considerado como o “primeiro restaurante” da rede a primeira unidade aberta pelo empresário.

 

Comente abaixo
4.5 (90%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.